Eventos

Semana de Iniciação Científica

Em uma semana do semestre, reunimos diferentes professores da área da mecatrônica para apresentar seus laboratórios e linhas de pesquisa para os alunos da Escola Politécnica. Ao colocar o estudante em contato com quais metodologias científicas determinado laboratório abrange ao elaborar solução para determinadas questões, queremos aproximar pesquisadores e alunos. Trazendo a eles a oportunidade de realizar uma Iniciação Científica durante a graduação, o aluno poderá unir-se à pesquisa do professor e auxiliá-lo com o trabalho, podendo ter artigos publicados para a comunidade científica, por exemplo.

A Semana de IC está em sua décima terceira edição, que ocorrerá no segundo semestre de 2020. O PET Mecatrônica, neste projeto, pretende expandir o conceito da pesquisa na universidade, abrangendo a relação entre professor-aluno e a forma como adquirimos conhecimento em prol da comunidade científica.

 

Por que fazer Iniciação Científica (IC)?
Para formar profissionais com senso crítico e a capacidade de investigar, a iniciação científica aprecia o despertar do interesse dos alunos sobre como fazer ciência. E por que não fazer isso junto a melhor faculdade da América Latina?
A participação do aluno universitário na pesquisa científica expande sua gama de conhecimento, auxilia o desenvolvimento de novas tecnologias e contribui para a qualidade dos estudos do(a) aluno(a) na formação.

 Há, ainda, a oportunidade de adquirir melhor compreensão da teoria que foi vista ao longo das aulas da graduação, visto que este conhecimento estará sendo posto em prática nas linhas de pesquisa.
O estudante poderá fazer IC com ou sem auxílio financeiro. Para esta última, ele poderá recorrer a instituições como a FAPESP e CNPq. É importante ressaltar que se quer pleitear uma bolsa, é necessário total comprometimento e estar pronto para se empenhar integralmente, pois muitas vezes é exigida dedicação exclusiva.

Fechar Menu