Projetos Concluídos

Perfil do egresso do curso de Engenharia Mecatrônica

O objetivo da pesquisa foi avaliar a graduação da perspectiva de um aluno egresso, já inserido no mercado de trabalho. Por meio de tal pesquisa, desejou-se primeiramente levantar um perfil do aluno formado em Engenharia Mecatrônica na Escola Politécnica da USP para, posteriormente, identificar se o formato da graduação era adequado para preparar tais alunos para atuar profissionalmente, bem como quais possíveis deficiências dificultavam um preparo ainda mais adequado. Dessa forma, a pesquisa, além de dar embasamento estatístico para possíveis mudanças na matriz curricular do curso e no fornecimento das disciplinas, verificou o contentamento com o curso. O projeto foi um esforço em conjunto do PET Mecatrônica, Comissão de Graduação do Curso (COC), e da Orientação Pedagógica do Ciclo Básico da Escola Politécnica da USP.

Através de pesquisas com instituições de ensino nacionais e internacionais, o projeto consistiu em organizar informações sobre os cursos de automação e mecatrônica fora da USP. Foi necessário, além de adquirir informações, situá-las no contexto das próprias instituições, relacionando as disciplinas dadas na grade curricular às necessidades regionais e de mercado, influências locais e o modo como o curso é visto pelos estudantes, docentes e pela própria faculdade. No ano de 2011, contatamos instituições que poderiam nos fornecer ajuda na obtenção de informações pertinentes, como o iPOLI e a Comissão de Relações Internacionais (CRInt), e elaboramos um questionário para os alunos de intercâmbio da mecatrônica compartilharem suas experiências no exterior.

Projetos Concluídos

Mecatrônica no mundo

Projetos Concluídos

Perfil do egresso da Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica

Buscando a melhoria da Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica, organizamos uma pesquisa com os egressos para mensurar qual é o real efeito da Escola e a importância do contato entre o aluno e a graduação antes do seu ingresso. Em 2012, um questionário foi elaborado e enviado aos ex-alunos da EAEM. Após a coleta de dados, e sua posterior análise, os dados foram divulgados para explicitar as contribuições de iniciativas desse tipo para o combate à evasão universitária.

Fechar Menu