Perfil do egresso do curso de Engenharia Mecatrônica

O objetivo da pesquisa foi avaliar a graduação da perspectiva de um aluno egresso, já inserido no mercado de trabalho. Por meio de tal pesquisa, desejou-se primeiramente levantar um perfil do aluno formado em Engenharia Mecatrônica na Escola Politécnica da USP para, posteriormente, identificar se o formato da graduação era adequado para preparar tais alunos para atuar profissionalmente, bem como quais possíveis deficiências dificultavam um preparo ainda mais adequado. Dessa forma, a pesquisa, além de dar embasamento estatístico para possíveis mudanças na matriz curricular do curso e no fornecimento das disciplinas, verificou o contentamento com o curso. O projeto foi um esforço em conjunto do PET Mecatrônica, Comissão de Graduação do Curso (COC), e da Orientação Pedagógica do Ciclo Básico da Escola Politécnica da USP.

Através de pesquisas com instituições de ensino nacionais e internacionais, o projeto consistiu em organizar informações sobre os cursos de automação e mecatrônica fora da USP. Foi necessário, além de adquirir informações, situá-las no contexto das próprias instituições, relacionando as disciplinas dadas na grade curricular às necessidades regionais e de mercado, influências locais e o modo como o curso é visto pelos estudantes, docentes e pela própria faculdade. No ano de 2011, contatamos instituições que poderiam nos fornecer ajuda na obtenção de informações pertinentes, como o iPOLI e a Comissão de Relações Internacionais (CRInt), e elaboramos um questionário para os alunos de intercâmbio da mecatrônica compartilharem suas experiências no exterior.

Mecatrônica no mundo

Perfil do egresso da Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica

Buscando a melhoria da Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica, organizamos uma pesquisa com os egressos para mensurar qual é o real efeito da Escola e a importância do contato entre o aluno e a graduação antes do seu ingresso. Em 2012, um questionário foi elaborado e enviado aos ex-alunos da EAEM. Após a coleta de dados, e sua posterior análise, os dados foram divulgados para explicitar as contribuições de iniciativas desse tipo para o combate à evasão universitária.